Skip to content
shizue@miyuuvlr · Aug 27, 2026

vamos aprender a formatar o pczudo? pontos importantes dessa thread: - esse é o jeito que eu faço - faço quando vou…

21 tweets2 min read♥ 3.7Koriginal

Summary

Un tutorial completo sobre cómo formatear una PC e instalar Windows 11 desde cero. Se explica paso a paso: descargar el ISO de Windows 11, crear un pendrive booteable con Rufus, acceder a la BIOS para cambiar el orden de arranque, e instalar Windows eliminando todas las particiones previas.

Summarized by ThreadOut AI from the full thread. May miss nuance — read the thread below.

vamos aprender a formatar o pczudo? pontos importantes dessa thread: - esse é o jeito que eu faço - faço quando vou excluir TUDO do pc, se quer guardar algo, mande pro drive, pra pen drive, pra onde quiser - instalação do windows 11 BORA

shizue@miyuuvlr · Aug 27, 2026

passando aqui pra cobrar vocês de formatarem o pc, PAREM DE PROCRASTINAR, SEU PC TA TODO LASCADO

1. Você vai precisar de um pendrive de pelo menos 8Gb, é nesse pendrive que vamos colocar a instalação do seu windows

2. Windows 11 Primeiro vamos baixar o arquivo ISO do Windows 11 original pelo próprio site da Microsoft microsoft.com/pt-br/software… Não tem erro: - Baixar imagem de disco (ISO) - Seleciona a única opção que tem - Seleciona o idioma que quer - 64-bits Baixar Demora um pouco mesmo!

3. Rufus O pendrive em sua configuração padrão não atende a instalação do windows, para que ele possa comportar o arquivo ISO do windows, precisamos tornar o pendrive BOOTÁVEL Esse processo faço pelo software Rufus NA VERSÃO 4.4! rufus.ie/pt_BR/

3.1 Rufus Vai aparecer essa tela sobre atualização, pode clicar no "Não"

3.2 Rufus Essa é a tela do Rufus, como meu pendrive já está bootável, ele está com esse nome, mas para vocês vai aparecer o nome do pendrive normal Seleção de Boot: Disco ou imagem ISO - Selecionar o arquivo .iso do windows - O resto mantém como na imagem

3.3 Rufus Assim que o processo do Rufus acabar, vai aparecer o "PRONTO" com a barra inteiramente verde, nisso é só clicar em fechar e ejetar o pen drive Façam isso para não ter perigo de corromper nada!

4. Boot Beleza, depois de tirar o pendrive da CPU, desliguem o PC porque vamos acessar a BIOS agora. Minha placa mãe é da Gigabyte, tudo que vou mostrar é da BIOS dela!

4.1 Boot - Coloquem o pendrive novamente com o PC desligado - Ligue o PC e enquanto ele estiver ligando, apertem F2 (ou FN+2 para teclados 60%) várias vezes até a tela da BIOS abrir - Essa será a primeira tela que vai aparecer, aperta F2 de novo pra gnt ir pro modo avançado

4.2 Boot Imagem porca mas é o que temos - Vai na janela Boot A primeira opção de boot vai ser da instalação que já tínhamos no PC, então vamos trocar para a nova que está no pendrive - Entre na Opção de Boot #1 e selecione o UEFI: Generic pipipi popopo Partition 1

4.3 Boot Fazendo isso, você ta mandando seu PC dar prioridade de Boot para seu pendrive ao invés do SSD, na tela eles vão só trocar de lugar nas opções ali Feito isso, só ir em "Salvar e sair"

5. Instalação do Windows 11 Vai abrir a tela padrão de instalação, perguntando o idioma e a opção de instalação Seleciona essas opções aí e arroche

5.2 Instalação do Windows 11 Próxima tela, eu escolho a Windows 11 Pro, arroche

5.3 Instalação do Windows 11 Aceite os termos, vc vai estar vendendo sua alma para o Bill Gates, nada demais

5.4 Instalação do Windows 11 Vai abrir essa tela, você vai selecionar as partições do "Disco 0" e clicar em "Excluir Partição", uma por uma! Assim que excluir, vai aparecer o "Disco 0 Espaço Não Alocado", seleciona ela e vai em "Avançar"

5.5 Instalação do Windows 11 Só clicar em "Instalar" e aí vai aparecer a tela do meu post inicial, aquela tela azul que diz "Instalando o Windows 11" e a % da Instalação

6. Aquelas baboseira de windows Depois que esse processo acabar, vai ser aquela tela padrão que pergunta as preferências, pede o login de conta da microsoft e tudo mais, só preencher as coisa e avançar

7. Final da Thread Chegamos na Área de Trabalho, pc zeradassooooooo limpinho da silva Vamos abrir o Windows Update para baixar, instalar e atualizar todos os drivers do PC

E é isso, baixa td seus jogos, redes sociais, seus trecos td de volta Espero que seja útil pra alguém pq isso demorou pra cacete, é isso tmj!!

@Stitch_LiloS2 @Maiyiw @Speedzin10 (thread pra ajudar aí) qualquer dúvida me chama q eu tento ajudar

galera, um adendo aqui, sobre o debloat é maneiro fazer, é uma limpeza mais profunda de arquivos desnecessários, programas de segundo plano e etc, mas já é um negócio que não me cabe explicar pq nunca fiz kkkkkkkk existem outras otimizações mais simples de se fazer, mas se querem mexer nesse debloat, deêm uma olhada no chris titus, é um código aberto q vc executa no terminal do windows