Skip to content
presunto transgênico 🏳‍⚧@anothernoah_ · Sep 18, 2026

atrofia vaginal pelo uso de testosterona em pessoas transmasculinas - a thread se vc usa ou pretende usar T, existe um…

12 tweets1 min read♥ 2.9Koriginal

Summary

Um thread educacional sobre atrofia vaginal, efeito colateral comum mas pouco discutido do uso de testosterona em pessoas transmasculinas. Explica o que é, sintomas, diagnóstico e tratamentos disponíveis, incluindo opções gratuitas no SUS como a pomada estriol.

Summarized by ThreadOut AI from the full thread. May miss nuance — read the thread below.

atrofia vaginal pelo uso de testosterona em pessoas transmasculinas - a thread se vc usa ou pretende usar T, existe um efeito colateral muito comum e pouquíssimo falado fav e rt pra chegar em quem precisa +

primeiro ponto: a atrofia vaginal não é algo extremamente perigoso ou impossível de resolver!! essa thread tem a intenção de promover a educação em saúde, uma vez que mesmo os profissionais da saúde podem não ter esse conhecimento.

o que é atrofia vaginal: é o afinamento, enrijecimento e (às vezes) ressecamento da mucosa vaginal. o estrogênio diminui muito com o uso de T, e ele é o hormônio responsável por manter essa pele elástica e hidratada. a privação contínua de estrogênio na região causa a atrofia.

sintomas comuns: dor, ardência ou desconforto durante a penetração ou toque, coceira, ressecamento. como diagnosticar: um(a) ginecologista deve fazer a coleta de papanicolau e/ou exame de toque, para descartar a presença de patologias.

ATENÇÃO: NÃO CONFUNDIR ATROFIA COM VAGINISMO!!! o vaginismo é o estreitamento extremo e involuntário do canal vaginal. em casos muito graves, a pessoa não consegue nem introduzir um dedo. o tratamento do vaginismo inclui a dilatação do canal, já na atrofia, não há indicação!!!

quem pode desenvolver a atrofia vaginal: pessoas com vulva em uso contínuo de testosterona (independente da dosagem e tipo de T). não existe um tempo específico de uso, por isso, a importância de ter acompanhamento com ginecologista.

e quem não faz/não gosta de penetração? a atrofia muda a flora vaginal, deixando a região mais exposta a infeções bacterianas (vaginoses) e irritações (vaginites). por isso, mesmo se vc não sente nenhum desconforto em relação ao sexo, vc ainda precisa se cuidar!

TRATAMENTO a melhor forma é através da aplicação de produtos com baixíssimas dosagens de estrogênio para aplicação vaginal. CALMA, ISSO NÃO VAI ATRAPALHAR SUA TESTOSTERONA o estrogênio vai atuar somente dentro da sua vagina, e não no corpo inteiro, como a testosterona atua.

TRATAMENTO no SUS, temos gratuitamente a pomada estriol, que vem com um aplicador vaginal reutilizável. além do estriol, existe o estradiol vaginal, vendido com o nome de Vagifem - ele vem em pequenos comprimidos, com aplicadores descartáveis e prontos pra uso. não tem no SUS.

TRATAMENTO também não se sabe exatamente por quanto tempo é necessário fazer a aplicação do estrogênio vaginal, nem se existe de fato uma cura pra esse efeito colateral. no mais, busquem acompanhamento ginecológico - transmasculines DEVEM passar com gineco, usando T ou não.

eu uso T há mais de 5 anos, sem pausa, e fui diagnosticado com atrofia recentemente. não me adaptei com a pomada estriol, e tenho usado há 2 semanas o vagifem. quem diagnisticou foi a ginecologista do CR POP TT Janaína Lima, se vc mora em São Paulo, vc tem direito a passar lá!

deixo esse espaço aqui pra vcs compartilharem relatos pessoais, fazerem perguntas, e interagirem. sei que dentro da comunidade transmasc, saúde ginecológica quase não é abordada. temos medo, disforia e às vezes traumas que nos impedem de dizer muitas coisas importantes