Skip to content
jully ana ☆ 🪐 jurídico rachbeth@julpiterverso · Sep 11, 2026

Autores (e livros) negros para você 🫵🏾🫵🏾🫵🏾 que diz que não conhece nenhum não passar vergonha inventando…

18 tweets2 min read8.8Koriginal

Summary

A thread presents a comprehensive reading list of Black authors and their works, spanning Brazilian classics, contemporary fiction, essays on race and racism, and international literature. The author emphasizes the importance of knowing who you're reading and understanding that literature is not neutral—authors' lived experiences, pain, and perspectives shape their work, making critical reading inseparable from understanding the author.

Summarized by ThreadOut AI from the full thread. May miss nuance — read the thread below.

Autores (e livros) negros para você 🫵🏾🫵🏾🫵🏾 que diz que não conhece nenhum não passar vergonha inventando desculpinha, com base na minha lista de livros que quero ler; a thread

Começando com os clássicos nacionais mais famosos - Machado de Assis (Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, etc) - Carolina Maria de Jesus (Quarto de despejo, Diário de Bitita) - Lima Barreto (Triste Fim de Policarpo Quaresma, etc) - Maria Firmina dos Reis (Úrsula, etc)

- Abdias do Nascimento (O Genocídio do Negro Brasileiro, O Quilombismo) - Lélia Gonzalez (Lugar de Negro, etc) - Sueli Carneiro (Dispositivo de racialidade, Escritos de uma vida etc) - Conceição Evaristo (Canção para ninar menino grande, Olhos D'água, etc)

- Itamar Vieira Jr. (Torto Arado, Salvar o Fogo, etc) Jeferson Tenório (O Avesso da Pele, De onde eles vem, etc) - Eliana Alves Cruz (Meridiana, Solitária) - Ryane Leão (Tudo nela brilha e queima, Jamais peço desculpas por me derramar)

- Nilma Lino Gomes (Movimento negro educador, Betina, etc) - Alessandra Devulsky (Colorismo) - Barbara Carine (Querido estudante negro, Como ser um educador antirracista, etc) - Beatriz Nascimento (Uma História feita por mãos negras, O negro visto por ele mesmo, etc)

- Arquelana (Realidade Paralela, As Regras do Jogo, etc) - L.S Englantine (O medo é feito de gelo, Boas maneiras, etc) - Olivia Pilar (Um traço até você, etc) - Karou Dias (Onde as estrelas não brilham, Amor e outros crimes, etc)

- Emicida (Amoras, E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, etc) - Adriel Bispo (Voando entre sonhos) - Lázaro Ramos (Na minha pele, Sinto o que eu sinto, etc) - Rodrigo França (O Pequeno princpe preto, O menino e sua árvore, etc)

Partindo para um pouco de literatura estrangeira: - James Baldwin (O Quarto de Giovanni, Notas de um Filho Nativo, etc) - Alice Walker (A Cor Púrpura, O Segredo da Alegria, etc) - Angela Davis (Mulheres, Raça e Classe, etc) - Chimamanda Ngozi Adichie (Hibisco Roxo, etc)

- Octavia Buttler (Kindred: Laços de Sangue, etc) - Faridah Àbíké-Íyímídé (Ás de Espadas, Onde Repousam as Mentiras, etc) - Tia Williams (Sete dias em Junho, A escolha perfeita, etc) - Tomi Adeyemi (Trilogia "O Legado de Orisha", etc)

- Frantz Fanon (Pele negra máscaras brancas, Condenados da terra, etc) -Achile Mbembe (Necropolítica, Crítica da Razão Negra) - Marlon James (Breve história de sete assassinatos, etc) - Ta-Nehisi Coates (Entre o mundo e eu, Pantera Negra (comics) 2016-2021, A Mensagem, etc)

É isso a thread galera, leiam autores diversificados, não fiquem presos ao discurso de "apenas leio livros, não procuro saber quem são os autores". Saibam QUEM vocês estão lendo. Mais importante do que apenas ler é saber quem escreveu e produziu aquela obra que é parte de quem +

a produziu, carregando suas vivências, dores e perspectivas. No fim das contas, a literatura não é neutra, e entender o autor é o primeiro passo para uma leitura verdadeiramente crítica. Se tiverem outras indicações, deixem aí.

mais alguns que eu esqueci de por na thread: - Milton Santos (A Natureza do Espaço, Por uma outra Globalização, etc) - bell hooks (Ensinar a transgredir, Tudo sobre o amor, etc) - Ruth Guimarães (Água Funda, COntos negros, etc) - Lavínia Rocha (Entre 3 Mundos, etc)

mais alguns que lembrei e que comentaram - Grada Kilomba (Memórias de Plantação, etc) - Kaique Brito (Quase Exemplar) - Ana Maria Gonçalves (Um defeito de Cor) - Cruz e Sousa (Negro, Missal, Broquéis, etc)

MAIS autores - Caio Lima (Fruto Podre, Céu de Asfalto) - Stefano Volp (Nunca vi a chuva, Homens pretos não choram, etc) -Dayane Borges (Mais que um lance) - Mary Abade (Amélia Lobos, Garotas de Pizza, De outro planeta, etc)

mais um pouco pq toda hora lembro de um - Cida Bento (Paquito da Branquitude) ouso dizer, o livro mais importante dessa lista - Kabengele Munanga (O Negro no brasil de hoje, Rediscutindo a mestiçgem, etc)

e tem MAIS - Patrick Torres (O cozer das pedras, o roer dos ossos, etc) - Raul Damasceno (O Rio que me corta por dentro)

aproveitando pra mendigar seguidores na minha conta onde falo de livros no insta, to planejando voltar para conta: instagram.com/jupelacapa?stk…