DICAS DE COMO DEIXAR SEU LINKEDIN BONITINHO 🫶🏻💕 uma thread
Summary
Uma thread com 10 dicas para otimizar seu perfil do LinkedIn. As principais orientações incluem: usar uma foto séria mas autêntica, criar um título descritivo com palavras-chave relevantes, detalhar o resumo com formação e ferramentas, listar experiências profissionais em tópicos com resultados mensuráveis, adicionar certificados e idiomas, e preencher competências de forma estratégica. O destaque é focar em palavras-chave que recrutadores buscam e usar IA para melhorar a apresentação.
Summarized by ThreadOut AI from the full thread. May miss nuance — read the thread below.
DICAS DE COMO DEIXAR SEU LINKEDIN BONITINHO 🫶🏻💕 uma thread
nunca fiz uma thread de dicas para muitas pessoas pq é muito individual, mas vou tentar ajudar o máximo o possível
1 - foto não precisa ser uma foto profissional caso você não tenha uma, mas procure adicionar uma foto que transmita seriedade! minha foto do linkedin é uma selfie, mas eu removi a estampa da minha camiseta, por exemplo exemplos que peguei do google:
DITO ISSO, eu nunca deixei de contatar ninguém por causa de foto!!! ontem mesmo tava conversando com uma candidata que a foto de perfil dela era ela com dois cachorrinhos
se você tiver alguma dúvida se a sua foto é legal ou não, pergunte pro chatgpt se ele usaria como foto do linkedin. tem gente que gera uma foto com IA, mas eu acho que é importante ter cuidado com o prompt, se não as fotos ficam todas iguais
2 - sua linha principal / título aquela que fica abaixo do seu nome! é muito importante, pq ela tem que resumir bem o que você faz + o que você faz que é atrativo para recrutadores (só pensar em coisas que estejam em alta na sua área)
se você for um(a) desenvolvedor(a) que trabalha muito com IA, por exemplo, eu recomendo colocar algo assim: “Desenvolvedor Backend | PHP, Java | IA aplicada a desenvolvimento” aqui é um acerto pq vc coloca suas principais linguagens + inteligência artificial
alguns exemplos de títulos que vi no linkedin: “Senior Software Engineer at EMPRESA | Front-end | System Design | React | TypeScript | Node” “Talent Acquisition na EMPRESA | Recrutamento & Seleção | Tech Recruiter”
3 - seu resumo aquele texto no linkedin que apresenta sobre você. o que é importante adicionar? - formação - especialidade / experiências - cargo atual - finalize com suas principais ferramentas exemplos que peguei do linkedin:
“ai pq eu tenho que colocar os sistemas?” quando estamos procurando um candidato, muitas vezes a gente usa as famosas ✨palavras chave✨ algumas empresas vão querer alguém que tenha experiência com NOTION, por exemplo!!! então é importante vc colocar aqui tudo que vc usou
mais uma vez: o segredo aqui são as PALAVRAS CHAVE!!!! sempre pense: “o que é relevante para o meu cargo/experiência que eu não poderia deixar de adicionar?” para um BDR/SDR, imagino que as palavras chave devam ser outbound, cold call, etc na dúvida, pergunta pra IA!!!
4 - experiências profissionais ai, aqui é a parte mais delicada KKKKKKK vamos começar que eu sou totalmente contra mentir, e acho que um bom recrutador vai te pegar na mentira. MASSSS eu sou a favor de vc adicionar TUDO o que vc fez/fazia!!! servia café pro chefe? coloca
o pior que pode acontecer é alguém te perguntar na entrevista como vc servia café pro chefe, e vc só fez isso umas 2x aí vc explica “era uma tarefa que eu não fazia com muita frequência. mas, quando fazia, meu passo a passo era…”
experiências profissionais devem ser SEMPRE EM TÓPICOS!!! adicione tudo o que vc fez/fazia foque nas palavras chave!! ao invés de dizer “ligava para clientes”, substituía por cold call, ou algo similar
ai, outra coisa que eu vejo muito é a galera se apegando ao título oficial do cargo, e o cargo é tipo Senior Manager of Birulinha Firulinha Etc ai não diz nada com nada (?) melhor vc colocar o título que o mercado usa!! as vezes essa pessoa é um Analista de Facilities
é só vc pensar: suas experiências profissionais precisam ser FÁCEIS de o recrutador bater o olho e encontrar a experiência que ele precisa!!! por isso um textão não rola sempre que possível, adicione números (resultados) e indicadores alguns exemplos que peguei do linkedin:
SE o seu foco é uma vaga remota internacional: essa é minha especialidade rs o importante é vc adicionar nas suas experiências qualquer contato que tenha tido com o exterior. fazia ligação semanal com um americano? coloca que vc lidava com stakeholders dos estados unidos
suas experiências precisam estar bem detalhadas, mas sem info inútil se estiver em dúvida, manda pro chatgpt um áudio contando tudo oq vc faz e pede para ele deixar em um texto formal para o seu linkedin as vezes eu até peço pra ele encher linguiça kkkkkk
5 - formação acadêmica aqui vc vai adicionar APENAS cursos de graduação! bacharelado, mestrado, doutorado, MBA, etc cursos / aulas de inglês devem ir em OUTRA SEÇÃO. essa parte é simples: adicione a universidade, o curso, e as datas. não precisa de mais nada
6 - licenças e certificados essa uma parte importante também. aqui você vai adicionar TODOS os cursos que você fez + datas se tiver certificado, pode anexar eu prefiro entupir meu linkedin com os cursos que fiz do que adicionar tudo no CV e dar 20 páginas
7 - idiomas sei que parece redundante adicionar que vc fala português, mas adicione, pois as vezes um recrutador estrangeiro vai colocar um filtro de busca por pessoas que falam português eu não levo mt a sério quem coloca “idioma X: básico”, pq não é o suficiente pra trabalhar
MASSSS se vc sabe um espanhol intermediário, vale adicionar SIM!!!! meu espanhol é B2 e eu adiciono lá. já recebi convites para entrevistas que exigiam espanhol por causa disso
8 - competências aqui vc adiciona tudo o que vc sabe, mas sem bombadear. eu adicionei 62 competências no meu perfil, e elas resumem bem o que eu faço o que colocar? sistemas, ferramentas, coisas relacionadas a sua área (ex. experiência do candidato, descrição de funções, etc)
um exemplo: eu trabalho com recrutamento para a indústria do petróleo palavras chaves que eu costumo pesquisar são: offshore, oil and gas, process engineering, MOC…
9 - “cursos” na seção de cursos, eu recomendo adicionar só algum MUITO importante. o resto deve ir em “licenças e certificados” no meu perfil do linkedin, só coloquei em “cursos” o meu diploma da cultura inglesa pq valida meu inglês
10 - dicas gerais • linkedin tem a opção de criar currículos em vários idiomas. FAÇA ISSO!! crie um currículo em inglês também • informação é boa, mas cuidado pra não exagerar nos textões • copia tudo e joga na IA! pergunta oq ela mudaria ou melhoraria
• PALAVRAS CHAVES, GENTE!!!!! seu currículo reflete o que vc faz? reflete o que a sua área valoriza? reflete o que vc quer no futuro? • não coloque seu e-mail e número no “sobre”. facilita golpes!! um recrutador, se ele quiser, vai te mandar mensagem e pedir
sobre experiências profissionais: tem muita coisa que a gente não considera!! por exemplo: várias experiências em empresa júnior. eu nem olho, sinceramente 👁️ não fica adicionando toda e qualquer experiência só pra ficar bonito pra vc
apesar do que eu falei no tweet aqui acima, se vc se engajou em empresas juniores, vale a pena colocar um cargo, principalmente se vc não tem experiência em cargos juniores, há empresas que valorizem quem engajou em atividades durante a faculdade
acho que, NO GERAL, é isso 🫶🏻✨ qualquer dúvida específica, podem perguntar
ai lembrei de outra coisa!!!! depois que fizer esses ajustes, baixa o pdf do seu perfil do linkedin, joga no claude e fala o seguinte